Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial > Espaços culturais > Institucional > Sala de Exposição CER-3
Início do conteúdo da página

Sala de Exposição CER-3

Acessos: 183

Breve Histórico da CER-3 e da 4ª Cia E Cmb Mec

 

ACERVO clique aqui

                                                                                                                                                                                                                                                     

          A 4ª Cia E Cmb Mec é herdeira do legado da Engenharia do Exército em Mato Grosso do Sul, sobretudo do legado da Comissão de Estradas de Rodagem nº 3 (CER-3). Essa Organização Militar de Engenharia de Construção, sediada em Jardim, de 1945 a 1984, foi responsável pela abertura e construção de estradas de rodagem no sul do antigo Mato Grosso.

            A Companhia foi criada pela Portaria Ministerial nº 083, de 19 de dezembro de 1985, para ocupar as instalações da extinta CER-3. Seu processo de criação fazia parte do projeto de ampliação e modernização do Exército, denominado FT-90 (Força Terrestre 1990). Ao longo de 1986 se deu a Implantação da OM em Jardim, e em 1 de janeiro de 1987, a companhia obteve sua autonomia administrativa, incorporando sua primeira turma de recrutas.

            A CER-3 e 4ª Cia E Cmb Mec são elementos formadores das cidades de Guia Lopes da Laguna-MS e Jardim-MS, mas a história da participação militar na região sudoeste do atual Mato Grosso do Sul tem seus capítulos mais marcantes ainda no século XIX, quando o Paraguai invadiu terras do Império do Brasil, entrando na província de Mato Grosso a partir de Bela Vista. Nessa época, já existia nessas terras uma fazenda chamada Jardim, cujo proprietário, José Francisco Lopes, se transformaria no imortal Guia Lopes da Retirada da Laguna.

            No início do século XX, em 1904, O Major Rondon precisava ligar, por meio do telégrafo, Corumbá a Porto Murtinho, e escolheu como rota a histórica Fazenda Jardim. A instalação das linhas telegráficas representou um importante capítulo da Engenharia no sul de Mato Grosso.

            Na década de 1930, durante a Marcha para o Oeste, promovida pelo presidente Getúlio Vargas, militares do 6º Batalhão de Engenharia, de Aquidauana, estabeleceram-se na região da fazenda Jardim, na margem direita do rio Miranda (onde hoje fica a cidade de Guia Lopes da Laguna-MS), a fim de abrir estradas para o progresso. Foi nesse contexto que um grupo de civis e militares fundou, em 1938, o Patrimônio de Guia Lopes da Laguna.

Com a criação da Comissão de Estradas de Rodagem nº 3, por meio do Aviso nº 497, de 26 de fevereiro de 1945, esses militares se transferiram para a margem esquerda do rio Miranda, vindo a fundar a vila Jardim no ano seguinte. Por quase 40 anos, a CER-3 construiu a infraestrutura de estradas no sudoeste de Mato Grosso do Sul. Ajudou também na formação das duas cidades que surgiram em função dos trabalhos da engenharia na região.

            A CER-3 representa muito mais do que a construção de estradas. Dela surgiram duas cidades e a infraestrutura necessária para seus primeiros passos. Hospital, escola, cinema, aeroporto, luz elétrica, gêneros alimentícios, esporte e laser, a primeiras profissões. Tudo vinha da CER-3. Por quatro décadas a CER-3 foi mola propulsora de Guia Lopes da Laguna e Jardim. O exército Brasileiro, por meio da 4ª Cia E Cmb Mec, é guardião desse legado.

 

  • Horário de funcionamento- horário comercial, sob agendamento
  • E-mail p/ contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Imagens do local

1º Sgt Evandro Dias da Silva

Licenciado em História pela UFMS

20190527151603

20190527152306

7620190528065556

20190528065845

Inauguração museu da CER 3 15 maio 1993

           

Fim do conteúdo da página